A Administração Municipal por meio do Consórcio Público Intermunicipal dos Grandes Lagos (Consagra) inaugurou na manhã de quarta-feira (15) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. José Roberto Lopes Ferraz. A unidade atenderá aos municípios de Santa Fé do Sul, Três Fronteiras, Santa Rita D’Oeste, Nova Canaã Paulista, Rubinéia, Santa Albertina e Santana da Ponte Pensa.
A UPA funciona 24 horas por dia e pode resolver grande parte dos casos de urgência e emergência. Nas cidades onde funcionam a UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega ao local, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham do diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente ao hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.
A unidade diminuirá os atendimentos no Pronto Socorro, pois é na UPA que serão feitos os atendimentos de urgência. Já o pronto socorro continuará com as portas abertas, porém, apenas para atendimentos graves de emergência.
Para a construção da UPA foram investidos R$ 1,4 milhão do Governo Federal e outros R$ 44 mil em recursos próprios. O terreno onde funciona a unidade, na rua Um, nº 800, foi cedido pelo Governo Federal.
O prefeito e presidente do Consagra, Armando Rossafa, disse que a maior preocupação da população é com a qualidade do atendimento. “O que mais desejamos com a UPA é que nossa população seja bem atendida. Quando o paciente chega aqui ele está aflito, com dificuldade, e precisa ser bem atendido. Sabemos que nem sempre o médico consegue solucionar imediatamente o problema do paciente, mas se ele for tratado bem, com atenção, já uma grande coisa. A UPA tem um prédio bonito, é bem equipada e possui espaços adequados para o atendimento. Queremos que o paciente saia daqui com a certeza de que recebeu o melhor tratamento possível”.
Os deputados Estaduais Carlão Pignatari, José Zico Prado e João Paulo Rillo estiveram presentes e afirmaram que a UPA representa um avanço na saúde de Santa Fé do Sul e região.
A família do Dr. José Roberto Lopes Ferraz, agradeceu a homenagem que perpetua a memória do médico, que atuou por mais de três décadas em Santa Fé do Sul.